Uma mãe, de 28 anos, foi indiciada pela Polícia do Amazonas (PC-AM) em Itapiranga (cidade a 227 quilômetros de Manaus), por maus-tratos e abandono de incapaz do próprio filho, de 10 anos. O indiciamento aconteceu nesta quarta-feira (20).

De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, a equipe policial recebeu uma denúncia sobre a situação na qual a criança se encontrava e foi ao local para averiguar a informação.

“Quando chegamos ao local, pela janela conseguimos avistar a vítima acorrentada pelas pernas. Tiramos os apetrechos que prendiam a criança e acionamos o Conselho Tutelar de Itapiranga para acompanhar o caso. Após o resgate, a mãe foi localizada e conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos”, explicou.

O delegado também informou que a mulher, em depoimento, disse que a criança saía de casa sem sua autorização e, devido aos seus problemas familiares que envolvem questões de dependência química, ela optou por deixá-lo em casa acorrentado, para que não “embarcasse no caminho das drogas”.

Após assinar um Termo de Compromisso (TCO), a mãe deverá comparecer em juízo quando determinado. Um inquérito policial também foi instaurado para apurar os crimes de abandono de incapaz e cárcere privado.