Com o objetivo de executar 47 mandados expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa, na manhã desta terça-feira (26), o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), através do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Promotoria de Justiça Criminal de Tarauacá, em colaboração com a Polícia Militar, iniciou a quarta fase da Operação Tempestade, a ação concentra-se na região do Juruá.
Os mandados de prisão preventiva e busca e apreensão estão sendo executados nos municípios de Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Mais de 80 policiais militares estão envolvidos na operação, juntamente com promotores de Justiça do Gaeco e servidores do MPAC.
O desencadeamento desta fase da operação foi impulsionado pela análise de documentos previamente apreendidos, revelando lideranças de uma organização criminosa com alcance nacional e uma estrutura hierárquica significativa. Essas lideranças são responsáveis pelos setores de cadastramento, contabilidade e pagamentos nos pontos de venda de drogas.
Esta é a quarta fase da operação, que teve início em 28 de janeiro de 2022, com 126 mandados cumpridos na primeira fase. A segunda fase ocorreu em 21 de dezembro de 2022, com 46 mandados, e a terceira fase em 16 de agosto de 2023, com 62 mandados judiciais cumpridos.
O nome “Operação Tempestade” foi escolhido devido à abrangência geográfica dos mandados, incluindo múltiplos municípios do Acre. Além disso, a escolha do período de deflagração coincide com a temporada propícia para chuvas intensas no estado.