Duas mulheres, de 45 e 61 anos, foram presas em flagrante pelo crime de maus-tratos contra três cachorros, sendo que um deles foi encontrado em estado grave. Os animais foram achados com sinal de desnutrição em uma residência no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.
A prisão, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), aconteceu nesta terça-feira (9). As mulheres responderão por maus-tratos a animais, cuja pena pode ser a prisão de dois a cinco anos, e ficarão à disposição da Justiça.
Conforme a delegada Juliana Viga, titular da unidade especializada, as investigações iniciaram após o recebimento de denúncias anônimas. Elas relatavam os maus-tratos sofrido pelos animais e o odor caracterizado como desagradável no local.
“As tutoras dos animais, que foram encontrados em estado de magreza excessiva, saem de madrugada para trabalhar e retornam somente à noite. Eles ficam o dia todo com fome e com sede”, explica.
Segundo a delegada, um perito criminal veterinário esteve na diligência, juntamente com a equipe da Dema, e confirmou a situação de maus-tratos.
“Os cachorros foram levados à uma clínica veterinária, onde novamente foi constatada a magreza excessiva, além de estado febril. Em depoimento, as autoras do crime ainda alegaram que não praticam maus-tratos aos animais e que eles são magros naturalmente”, afirma.
*Com informações da assessoria