A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou, nesta quarta-feira (10), o balanço de apreensões de armas e prisões flagrantes realizadas nos três primeiros meses deste ano.
Ao todo, a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) apreendeu 435 armas, um aumento de 73,31% comparado ao mesmo período de 2023.
As armas mais apreendidas foram pistola, revólver, espingarda, arma de fabricação caseira e fuzil. Também foram apreendidos 49 simulacros, 6.853 munições de diversos calibres e 223 armas brancas.
O coronel da PM-AM, Klinger Paiva, destaca a importância das apreensões de armas e prisões flagrantes realizadas para combater o crime organizado.
“Sabemos que esse armamento é usado para cometer roubos e homicídios, além de serem usadas para confrontos entre facções e piratas de rio para aterrorizarem ribeirinhos no interior do estado. ”, declarou o coronel PM Klinger Paiva.
O número de prisões em flagrante também aumentou no período. Foram 867 prisões em flagrante de janeiro a março deste ano, um aumento de 99,77%.
Principais ocorrências
A PM-AM destacou diversas apreensões realizadas nos primeiros meses deste ano. Em 2 de fevereiro foram apreendidas 36 armas de fogo e cartuchos de diferentes calibres. A apreensão trouxe um prejuízo de R$ 500 mil para o crime organizado.
Em 21 de março foram apreendidas três armas de fogo em uma ocorrência no conjunto João Paulo II. As apreensões foram um fuzil AR-15 calibre 223, uma pistola calibre 45, um rifle calibre 22, além de 16 munições calibre 45, sete munições calibre 22 e uma munição calibre 556.
*Com informações da assessoria