Mais um caso de afogamento em Roraima foi registrado neste fim de semana. Uma menina de 6 anos de idade morreu, nesta sábado, 13, após tentar atravessar trecho do rio Branco, em Boa Vista.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), a instituição foi acionada para atendimento de ocorrência envolvendo uma vítima de afogamento na parte de baixo da plataforma da Orla Taumanan, na capital.
Conforme testemunhas, uma criança de 6 anos tentou atravessar um canal do rio Branco próximo à Orla acompanhada de sua mãe e duas outras crianças.
No entanto, a vítima, que segurava a mão de outra criança, submergiu e desapareceu.
Por isso, a guarnição de salvamento realizou uma operação conjunta de buscas à criança nas margens do rio Branco.
Desta forma, o corpo da vítima foi localizado pelos bombeiros cerca de 5 minutos após o início do mergulho.
De acordo com o CBMRR, mesmo após aproximadamente uma hora de reanimação cardiopulmonar, o médico do Samu atestou o óbito no local.
Mortes por afogamento crescem 10% em um ano em Roraima
As mortes por afogamento em Roraima tiveram um aumento de 10% de 2022 para o ano de 2023, segundo os dados da Polícia Civil de Roraima (PCRR).
Em 2022 foram registradas 20 mortes por afogamento em todo estado, enquanto em 2023 foram 22 registros.
A maioria das vítimas são pessoas do sexo masculino.
Segundo o levantamento, em 2022 todas as mortes registradas foram de pessoas do sexo masculino, enquanto em 2023 foram 16 do sexo masculino, 3 do sexo feminino e 3 de sexo não identificado.
Por conta do período seco e quente em Roraima, muita gente procura os balneários para se refrescar, mas mesmo com os níveis dos rios baixos alguns cuidados devem ser adotados para evitar afogamentos.