A Operação Narco Grooming, deflagrada nesta terça-feira (16) pela Polícia Federal, cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão em Manaus, Tabatinga e Sorocaba, em São Paulo pela captação de “mulas”.
A ação mira grupo criminoso envolvido em esquema de aliciamento e financiamento de “mulas”, ou transportadores de substâncias ilícitas, do tráfico interestadual de drogas.
A operação mobilizou mais de 70 policiais federais, que também cumpriram oito medidas cautelares diversas da prisão, e o confisco de 44 veículos.
Com o uso de cão farejador, foi realizada a prisão em flagrante de um homem com mais de 10 kg de drogas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.
Investigação
As investigações apontaram a existência de um grupo criminoso que aliciava e financiava indivíduos que transportavam drogas para outros estados do Brasil, em especial, para São Paulo. Também foi identificado o sujeito que recepcionava a droga e a “mula” do tráfico.
Além disso, a polícia descobriu os responsáveis por lavar o dinheiro do grupo criminoso, que usavam pessoas interpostas (laranjas), empresas de fachada, dentre outras técnicas para lavagem de capitais, como, por exemplo, a compra e venda de veículos.
As medidas cautelares deferidas judicialmente visam obter elementos que comprovem a prática dos crimes investigados, além de aprofundar as diligências sobre a procedência, destinação da droga e identificação de outras pessoas envolvidas.
As penas dos crimes de tráfico de drogas, associação paro tráfico e lavagem de capitais podem ultrapassar 30 anos de reclusão.
* Com informações da Assessoria