Um agricultor indígena identificado como A. S., de 27 anos, foi preso no centro de Pacaraima pela Polícia Civil de Roraima (PCRR).
O indígena é fugiu do município de Uiramutã, onde é acusado de matar o próprio primo, o também agricultor Reginaldo Batista de Lima, de 49 anos.
O corpo da vítima foi encontrado por volta das 08 horas de sexta-feira, dia 03, na Comunidade Indígena São Mateus, no município de Uiramutã.
Uma equipe da Polícia Civil recebeu informações sobre um homicídio na comunidade São Mateus e que o suposto infrator, estava se deslocando para Pacaraima.
A. S. tentou se esconder nessa comunidade, onde obteve apoio dos familiares que o levaram até Pacaraima, pois a comunidade é muito pequena e ele poderia ser localizado com facilidade.
Em Pacaraima, A. S. confessou o crime, alegando legítima defesa, pois teria sido atacado pelo “Rabudo” ou “Canaimé”, uma lenda indígena.
Caso foi investigado pela Polícia Civil
Testemunhas relataram que estavam trabalhando na agricultura e, paralelamente, consumindo bebida alcoólica com o acusado e a vítima antes do crime.
Após o término da bebida, todos saíram da casa, deixando Reginaldo dormindo na cama do acusado.
O acusado alegou que, enquanto dormia sozinho em casa, foi surpreendido por alguém tentando enforcá-lo, o que o levou a reagir em legítima defesa.
A. S. disse que o local estava muito escuro e não tinha como ver quem estava lhe agredindo. Então agrediu a vítima com socos, após sofre agressões.
Após o crime, ele foi até a casa de um familiar onde disse que foi atacado pelo “rabudo” e que o matou. Somente ao irem até sua casa foi que encontraram Reginaldo Lima morto, é que o acusado percebeu ter matado o primo e não o rabudo.
O acusado saiu da comunidade e se dirigiu a Pacaraima, alegando que iria se entregar à polícia, utilizando uma motocicleta do Grupo de Proteção dos Povos Indígenas da Terra Indígena.
Na sede da Polícia Civil, A. S. foi e apresentado na Audiência de Custódia em Boa Vista, onde teve sua prisão homologada e convertida em prisão preventiva, sendo encaminhado ao Sistema Prisional.
“Rabudo”
O Cainamé ou Canaimé, também conhecido como “rabudo” entre os povos indígenas, é uma personagem mítica que, segundo a crença das tribos macuxi e wapichana, é responsável por acontecimentos maléficos. Age principalmente, segundo a lenda indígena, sob o definhamento e morte daqueles que cometem atos reprováveis.