Mãe e filhos foram presos em flagrante com meia tonelada de maconha tipo skunk e oxi avaliada em R$ 7,5 milhões. O anúncio foi feito pela Polícia Civil durante coletiva de imprensa que aconteceu nesta segunda-feira (20), em Manaus.
Marinalda de Souza Ferreira, de 50 anos, e seus filhos Jardel de Souza Izidoro, de 32 anos, e Manoel de Souza Izidoro, de 30 anos, foram presos na casa onde moravam no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste da capital amazonense.
Segundo o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, parte das substâncias apreendidas na operação é a maconha tipo skunk, que é produzida na região de Cauca, na Colômbia, que faz fronteira com o Brasil.
“Esse material ilícito foi apreendido na zona urbana de Manaus e as investigações apontaram que era destinado ao tráfico interno”, afirmou o delegado.
Somente neste ano, a Polícia Civil já apreendeu aproximadamente 7 toneladas de drogas. A operação contou com o apoio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), em conjunto com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM).
Mãe e filhos investigados
Conforme o delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc, a equipe policial já vinha investigando o grupo criminoso e descobriu que a droga partia do município de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus) com destino à capital amazonense.
Após a chegada da droga em Manaus, o local de armazenamento no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste, foi identificado. Com base nessas informações, foi solicitada à Justiça a expedição de um mandado de busca e apreensão para a residência da família, o qual foi deferido.
No sábado, dia 18, as equipes policiais se dirigiram ao imóvel e, durante as buscas, localizaram as substâncias entorpecentes, que seriam distribuídas em Manaus e parte do Amazonas. No local, foram presas três pessoas da mesma família.
Também foram apreendidas máquinas de embalagem a vácuo, balanças digitais e munições para pistola calibre 9 milímetros. Toda a Força de Segurança do Estado está atuando no combate a todos os tipos de crimes, inclusive o tráfico de drogas, seja nas áreas de fronteiras, fluvial e urbana.
“Agora os trabalhos continuam para tentar chegar aos fornecedores. Já tínhamos informações de outras drogas recebidas pelo mesmo grupo criminoso aqui em Manaus. Este já é o segundo depósito que o Denarc consegue desativar com grande quantidade de drogas na área urbana este ano,” relatou Rodrigo Torres.
Apoio tático
O delegado Juan Valério, coordenador da Core-AM, relatou que, após receber informações do Denarc, a equipe adentrou o imóvel, que era bastante amplo e fortificado, com diversos obstáculos, incluindo portas de ferro reforçadas.
“Conseguimos localizar a droga ainda no depósito e retirá-la de circulação. Essa é mais uma ação integrada entre Denarc e Core-AM que obteve um resultado excelente”, destacou Juan Valério.
O trio foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e posse de munição de uso restrito. Eles passaram por audiência de custódia e permanecem à disposição da Justiça.