Um carregamento de 260 kg de maconha do tipo ‘skunk’ foi apreendido pela polícia nesta quinta-feira (23), no Novo Airão, município localizado no interior do Amazonas. Além da substância ilícita, as autoridades confiscaram um bote de alumínio, uma arma de fogo, munições, dois motores de popa e uma motosserra.
Dois indivíduos, suspeitos de envolvimento no transporte e guarda da droga, foram detidos durante a operação. O desdobramento da ação teve início por volta das 13h, quando as forças policiais realizavam patrulhamento no Rio Negro e avistaram uma embarcação de pequeno porte em alta velocidade, levantando suspeitas.
Apesar das tentativas do condutor do bote em fugir do local, os policiais conseguiram realizar a abordagem. Durante a revista, foram encontrados cinco tabletes de maconha. O suspeito, que já tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas, foi recapturado.
Polícia interroga suspeitos
Após a prisão, o detido revelou às autoridades a localização do restante do entorpecente, escondido em um sítio na região de Novo Airão. Os policiais deslocaram-se até o local indicado, onde localizaram e detiveram outro indivíduo. Este último colaborou com as equipes, indicando o paradeiro da arma e do restante da droga, que estavam ocultos nas proximidades de uma área de mata.
Ao todo, foram apreendidos 242 tabletes de maconha, totalizando 260 kg. Além da droga, foram encontrados um bote de alumínio com cerca de sete metros de comprimento, uma motosserra, dois motores de popa (um de 30hp e outro de 40hp), uma espingarda calibre 20 e quatro munições intactas.
Todo o material apreendido, juntamente com os suspeitos detidos, foi encaminhado à 77ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP). Estima-se que a operação tenha gerado um prejuízo superior a R$ 5,2 milhões ao tráfico de drogas.