O delegado Cícero Túlio, titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), afirma que a mãe de Djidja escondeu frascos de Ketamina nas partes íntimas.
Segundo a autoridade, a descoberta aconteceu durante o momento de revista para encaminhamento à carceragem, na quinta-feira (30).
Conforme a declaração do delegado, Cleusimar Cardoso estava com dois frascos da substância química na região íntima. O delegado afirma que a família de Djidja usava a Ketamina como a base de uma suposta seita chamada “Pai, Mãe, Vida”; entenda aqui.
Ao comentar sobre o grupo dissidente, a autoridade ainda explicou sobre a relação entre os supostos “rituais” e o uso de Ketamina. Na descrição do delegado, a família induzia os funcionários ao uso do medicamento, a fim de que aderissem à seita.
Ainda na data da prisão preventiva, o delegado disse que não foi possível coletar o depoimento dos indiciados, uma vez que estavam “sob efeito de substâncias “psicotóxicas”. Inclusive, nas buscas realizadas no salão Belle Femme, policias encontraram frascos de Ketamina e seringas “preparadas para uso”.
O que é a Ketamina?
A ketamina ou cetamina é um anestésico geral utilizado em ambientes clínicos por proporcionar alívio da dor sem suprimir a função respiratória. Apesar do uso restrito no âmbito clínico, há quem use a substância química de forma recreativa. As pessoas podem inalar a droga, aplicá-la por meio de injeção ou fumá-la.
Tal substância induz a um estado dissociativo, com efeito mediado, principalmente, pelo bloqueio dos receptores NMDA (N-metil-D-aspartato) no cérebro. Saiba mais sobre os sintomas aqui.
Caso Djidja: o que sabemos até agora?
Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido, morreu aos 32 anos no dia 28 de maio de 2024. A polícia iniciou as investigações para esclarecer as circunstâncias do óbito, que ainda são nebulosas.
O caso trouxe à tona vídeos de conflitos familiares e acusações em áudio, que se desdobraram nas investigações dos suspeitos.
Confira mais detalhes do caso aqui.
O que se sabe sobre suposta “seita”?
Segundo o delegado Cícero Túlio, titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), a seita “Pai, Mãe, Vida” pertence à família de Djidja. A autoridade ainda a suposta seita praticava “rituais” e induzia os funcionários do salão ao uso do medicamento, a fim de que aderissem ao grupo. Os integrantes da “seita” relatavam que o uso da Ketamina os ajudava a “transcender a uma outra dimensão”.
O que dizem as “Cartas de Cristo’?
No 1º Distrito Integrado de Polícia Civil (DIP), Ademar Farias encontrou a imprensa e, ao falar com os jornalistas, comentou sobre as ‘Cartas de Cristo’. A literatura corresponde a um conjunto de livros, de origem inglesa que, supostamente, retratam cartas canalizadas de Jesus.
Em suas redes sociais, os indiciados mencionavam constantemente as “Cartas de Cristo” e o termo “Pai, Mãe, Vida”.
Veja o que dizem as “Cartas de Cristo” aqui.