Suspeitos de torturar e estuprar duas crianças da própria família, uma mulher de 58 anos e um homem de 27 anos foram presos, na quarta-feira (5), na comunidade Estirão do Coema, na zona rural do município de Manacapuru.
A dupla, conforme investigações da Polícia Civil, são avó e tio das crianças. A delegada Mary Anne Trovão, da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru, informou que as investigações começaram após uma denúncia do Conselho Tutelar do município.
“As vítimas moravam com a avó materna e o tio. As crianças foram vítimas de estupro pelo homem e atos de tortura pela avó, como agressões com paus. As crianças também relataram que a mulher as deixava sem comida”, disse a delegada.
Em 2023, as crianças, de 9 e 11 anos, fugiram em uma embarcação, mas a mulher tentou impedi-las.
“Durante a fuga, um barqueiro notou a situação, ofereceu ajuda e levou as crianças para Manacapuru. O caso foi reportado ao Conselho Tutelar, que acionou a polícia. Iniciamos as investigações e pedimos as prisões preventivas dos suspeitos”, explicou Trovão.
A mulher responderá por tortura e o homem por abuso sexual de vulneráveis. Ambos estão agora à disposição da Justiça.
Casos de estupro no Amazonas
O Amazonas registrou 210 casos de estupro de crianças e adolescentes até março deste ano, superando os 145 casos contabilizados no mesmo período de 2023. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).