O Amazonas está entre os cinco estados brasileiros que mais reduziram os crimes de latrocínio, ou seja roubos seguidos de morte, em 2024.
Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM, as ações das Forças de Segurança do estado resultaram em uma queda de 50% nesses crimes entre janeiro e abril.
O secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, destacou que o resultado confirma a eficácia das estratégias de enfrentamento à criminalidade e dos investimentos nas Forças de Segurança, adotados pelo Governo do Amazonas.
“Esse é mais um resultado da integração da Polícia Militar, Polícia Civil e das nossas agências de inteligência, que têm empregado efetivo repressivo e investigativo com o uso de tecnologias, culminando na retirada de mais criminosos das ruas”, afirmou.
Dados estatísticos sobre crime de latrocínio
De acordo com o Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM, entre janeiro e abril ocorreram oito roubos seguidos de morte, comparado a 16 no mesmo período do ano passado.
Essa redução de 50% colocou o Amazonas no 4º lugar em número de reduções de latrocínios, empatado com o Paraná e atrás apenas de Tocantins, Distrito Federal e Alagoas.
O que configura latrocínio?
O latrocínio é caracterizado como roubo seguido de morte, sendo uma das formas mais graves de crime contra o patrimônio e a vida humana. Nesse caso, a violência empregada pelos criminosos resultou na morte de Antônio, configurando o crime como latrocínio.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o que foi levado pelos assaltantes durante o crime. As autoridades locais estão investigando o caso para identificar e capturar os responsáveis por esse ato hediondo.
A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investiga o caso.
* Com informações da Assessoria