Um vigilante de 63 anos foi preso após tentar matar sua namorada, 40 anos mais jovem, a facadas no bairro Lírio do Vale, zona oeste de Manaus.
Segundo informações da polícia, a vítima, de 23 anos, estava em casa com um conhecido. Os dois consumiam bebidas alcoólicas, quando o agressor apareceu e bateu na porta. O vigilante atacou a jovem a facadas e fugiu do local.
A mulher foi socorrida e levada ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde permanece internada. O agressor foi localizado em um bar da região e levado à Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), na Zona Centro-Sul de Manaus. Ele será indiciado por tentativa de feminicídio.
Homicídios em Manaus
Em 2024, Manaus tem registrado uma significativa redução nos índices de homicídios. Em janeiro, houve uma queda de 32% em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Esse declínio é atribuído ao trabalho integrado das forças policiais, às ações de inteligência e ao uso de tecnologia no combate à criminalidade.
As operações policiais, como a operação “Impacto”, têm sido intensificadas nas áreas com maiores incidências criminais.
Essas ações, em conjunto com a colaboração das forças federais, resultaram em prisões de integrantes de organizações criminosas, incluindo um suspeito em Santa Catarina envolvido em tráfico e homicídios no Amazonas.
Em 2023, Manaus encerrou o ano com uma redução de 10% nos homicídios, refletindo um esforço contínuo para manter a segurança na região.
A expectativa é que essa tendência de queda continue, reforçada pelo monitoramento constante e pelas operações coordenadas das forças de segurança locais e federais.