O brigadista Sidney de Oliveira da Silva, mais conhecido como Nenê, foi morto a tiros na porta da casa da irmã, localizada na cidade de Formoso do Araguaia. O crime aconteceu no sábado (15).
De acordo com a Polícia Civil, Nenê estava de passagem na casa da irmã antes do início da temporada de combate a incêndios florestais na região.
Sidney era um ambientalista experiente e presidente da Associação de Brigadistas da Brigada Federal Nordeste. Segundo o Ibama, ele atuou como brigadista nos últimos anos e seria contratado pelo órgão para as ações de combate desse ano.
Ainda segundo o Ibama, ele era um defensor de causas ambientais, principalmente na região da Ilha do Bananal. Sua luta em defesa do meio ambiente seria motivo para criar inimizades com fazendeiros da região, de quem recebia ameaças.
Sobre o crime
Segundo a Polícia Civil, Sidney checava a água e o óleo do carro por volta das 7h30min quando foi atingido por dois tiros que teriam vindo de um imóvel abandonado em frente a casa em que ele estava.
Uma testemunha informou à polícia que avistou horas antes um homem de jaqueta e capacete em uma motocicleta parado na esquina da rua até o momento dos disparos.
A irmã da vítima acionou a Policia Militar que realizou patrulhamento na região, mas não encontrou nenhum suspeito do crime.
A irmã da vítima relatou que estava dentro de casa quando ouviu duas explosões. Ao sair de sua residência, encontrou o irmão caído no chão. O brigadista morreu no local.
A perícia esteve no local do crime e o corpo levado pelo IML. O caso está sendo investigado pela 84ª Delegacia de Polícia Civil de Formoso do Araguaia. Em nota, o Ibama lamentou a morte do brigadista.
Os brigadistas do Prevfogo, assim como toda a equipe Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e do Ibama prestam agradecimento à família e aos amigos pelos anos de trabalho e dedicação do brigadista Neném em defesa da natureza.