Procurado há quase quatro meses, um homem identificado como Vanderlei de Souza, de 47 anos, foi preso na quarta-feira (26), em Manaus, por assassinar a própria esposa na frente da família da vítima, no Paraná.

Conforme a polícia, o crime ocorreu em 29 de março deste ano, durante um churrasco em família. Após uma discussão, Vanderlei atacou a esposa, Márcia Coelho de Souza, de 42 anos, com uma faca, e desferiu vários golpes.

Quando a polícia chegou ao local, Márcia estava no chão com a faca ainda cravada no tórax.

Parentes informaram que o casal estava junto há 25 anos e tinha duas filhas, de 16 e 19 anos. O relacionamento era conturbado e marcado por violência doméstica.

Márcia havia se separado de Vanderlei e possuía uma medida protetiva contra ele, mas decidiu dar uma segunda chance ao marido, o que resultou em sua morte na frente da família.

Desde o dia do assassinato da esposa, Vanderlei estava foragido e foi localizado na quarta-feira em Manaus

Feminicídio

O Brasil registrou 1.463 casos de feminicídio em 2023, o maior número desde o início da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em 2015.

Este valor representa um aumento de 1,4% em relação a 2022. De 2015 a 2023, foram contabilizadas 10.655 vítimas de feminicídio no país.

O feminicídio é qualificado como um crime decorrente de violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição feminina, conforme a Lei 13.104/15.

De acordo com o Atlas da Violência 2024, o Brasil registrou 48.289 feminicídios nos últimos dez anos.

O caso de Vanderlei que assassinou a própria esposa é mais um exemplo de feminicídio.

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.