Palmas inicia a Operação Shamar para combater crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação, que segue até 29 de agosto, envolve forças de segurança tanto a nível estadual quanto a nível federal.
A Polícia Civil focará na análise de dados e estatísticas criminais e no aumento de efetivo nas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (Deams).
A Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar também participa da operação com a realização de ações de conscientização e combate à violência. As ações acontecem em Palmas e também em outras cidades do estado.
O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, ressaltou a importância do envolvimento de toda a sociedade no combate à violência contra a mulher.
Essa é uma operação nacional que é totalmente apoiada pelo governador Wanderlei Barbosa que, assim como todos nós, tem o desejo de tornar o Tocantins um estado mais seguro para todas as mulheres.
O envolvimento coletivo é crucial para criar um ambiente seguro e de combate à violência, por isso, neste ano, vamos intensificar ainda mais nossas ações, percorrer o Estado de norte a sul, levando ações de combate e orientações.
A Operação Shamar busca tornar o Tocantins mais seguro para todas as mulheres. A operação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de romper o ciclo de agressões através da denúncia.
Em 2023, a operação prendeu 92 pessoas em flagrante e atendeu 542 vítimas. Para 2024, a expectativa é de resultados ainda mais positivos, com maior integração entre as forças de segurança e a rede de proteção à mulher.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.