A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) esclarece a população de Manaus sobre o golpe da carta contemplada e orienta como as pessoas devem proceder ao serem vítimas deste tipo de crime.

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

A polícia explica que esse golpe pode acontecer com pessoas que sonham em conquistar a casa própria ou adquirir um veículo. 

E por conta desses interesses, elas acabam realizando empréstimos bancários para participar de consórcios. 

Veja como os golpistas acontecem: 

– Por algumas pessoas querem retorno mais rápido, elas acabam caindo em falsas promessas de estelionatários, que as atraem as com o discurso de conseguir uma carta contemplada, mesmo tendo restrições em seu nome,  ou com score muito baixo;  

– Os golpistas abrem contas novas e se passam por instituições reais, mas que não são cadastradas no Banco Central do Brasil (Bacen), e com isso, pedem valores em espécie às vítimas, para liberar o valor desejado; 

– É importante que os consumidores não acreditem em vantagens excessivas ou em cartas contempladas que venham a ocorrer de forma rápida, pois o golpe fica claro a partir do momento em que valores em dinheiro são solicitados; 

– As pessoas devem desconfiar de instituições financeiras que não são conhecidas ou recomendadas, uma vez que é possível buscar os nomes das empresas no site do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), e descobrir se há processos contra ela.

– Se o consumidor desconfiar de uma possível fraude, é necessário ligar para o número 0800-4004 e verificar se existe alguma apólice em seu nome, cadastrada no Brasil. Caso não esteja registrado, você caiu em uma fraude, e pode pedir na justiça cível o ressarcimento.

______________________________________

RELACIONADAS

Caixa anuncia que juros para financiamento da casa própria será reduzido

Grupo é preso após enganar vítimas com promessa da casa própria em condomínios de Manaus

Primeiro Feirão Digital da Casa Própria oferta 180 mil imóveis

______________________________________

Denúncia 

Caso o consumidor tenha sido vítima, deve registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Decon, localizada na avenida Desembargador Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul da capital. 

A denúncia também pode ser registrada pela Delegacia Virtual, no endereço eletrônico, anexando provas como prints, boletos falsos e outros documentos.

_____________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS