Nesta quinta-feira (25), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em propriedades rurais em Corumbá e Dois Irmãos, no Mato Grosso do Sul, após denúncia de trabalho escravo por parte de trabalhadores.

A operação visou constatar possíveis práticas de exploração de pessoas em regime análogo à escravidão, apropriação de benefício previdenciário de pessoa idosa, difamação, injúria e lesão corporal.

Além disso, o objetivo também foi resgatar eventuais vítimas submetidas a condições degradantes de trabalho ou escravidão. Um trabalhador foi resgatado.

Denúncia

As investigações se iniciaram a partir de denúncias de dois trabalhadores que estavam sendo submetidos a condições degradantes de trabalho em propriedades rurais de Corumbá.

Verificou-se então que uma das vítimas, que havia conseguido deixar o local, estava sendo persuadida a retornar ao trabalho, porém em outra propriedade e nas mesmas condições da anterior.

Foram presos dois homens em flagrante por submeter trabalhador em condições análoga à escravidão e porte ilegal de arma de fogo.