Ícone do site Portal Norte

Pará: aluno de medicina é preso por fazer Enem para outras pessoas

Aluno de medicina da Universidade do Estado do Pará foi preso nesta sexta (29) - Foto: Mácio Ferreira/UEPA

Aluno de medicina da Universidade do Estado do Pará foi preso nesta sexta (29) - Foto: Mácio Ferreira/UEPA

André Rodrigues Ataíde, estudante de medicina, foi preso pela Polícia Federal do Pará (PF-PA) nesta sexta-feira (29), suspeito de realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em nome de outros dois candidatos.

André é aluno de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA) do campus Marabá e foi preso preventivamente pela PF em Belém. Segundo a PF, a fraude funcionou e os dois candidatos que não realizaram a prova foram aprovados em medicina na UEPA.

André Ataíde teve prisão preventiva decretada por falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato. Antes da prisão em Belém, a PF tentou localizá-lo na quarta-feira (27) em sua casa, em Marabá, para realizar a prisão, mas André não foi encontrado.

A PF afirmou que as assinaturas nos cartões de resposta da prova e as redações não foram realizadas pelos candidatos que deveriam fazer as provas mas sim pelo suspeito preso.

A hipótese apontada é que o homem tenha usado documentos falsos para burlar a fiscalização dos responsáveis pela aplicação das provas. O crime teria acontecido nas edições de 2022 e 2023 do exame.

A UEPA suspendeu André e os outros dois alunos para garantir a “transparência da apuração” e afirmou que realiza um processo interno para apurar o caso.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile