Um homem, de 38 anos, está desaparecido há nove dias, após ter um surto psicótico e entrar em uma área de mata do município de Manacapuru (a 70 quilômetros de Manaus). O desaparecimento aconteceu na terça-feira (2) da semana passada.

Naquele dia, o homem entrou na floresta, localizada no quilômetro 62 no ramal do Acajatuba, zona rural de Manacapuru. Os moradores da região fizeram uma varredura no local, mas não o localizaram e decidiram chamar o Corpo de Bombeiros.

A corporação realizou uma busca por terra e pelo rio, nas proximidades do Rio Negro e na ilha do arquipélago de Anavilhanas, mas ainda não localizou o desaparecido.

Uma pessoa com as mesmas características com a do homem foi vista em uma canoa no rio por indígenas, que avisaram as autoridades locais. A Polícia segue com as buscas na região e qualquer nova informação sobre o desaparecido pode ser comunicado às autoridades, através de ligação para o número 181.

O desaparecimento foi um dos destaques do programa Super Manhã, apresentado por Bárbara Mitoso na TV Norte Amazonas. Confira:

Desaparecimentos no Amazonas

O número de desaparecimentos no estado vêm crescendo nos últimos anos. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho de 2023, o Amazonas registrou 762 desaparecimentos em 2022, contra 621 desaparecimentos em 2021, um aumento de 22%.

A quantidade total de pessoas localizadas caiu. Em 2022, foram 443 pessoas localizadas contra 478 pessoas localizadas em 2021, uma queda de 7%