Cercado de polêmica, o Projeto de Lei (PL) 2633/20, conhecido como “PL da Grilagem”, foi aprovado na Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira, 3. O placar foi de 296 votos favoráveis contra 136, e contou com o apoio de cinco parlamentares do Amazonas.
O projeto regulariza a ocupação indevida de terras públicas e, segundo a oposição, pode oferecer riscos ao desmatamento ambiental. A aprovação ocorreu na segunda sessão legislativa ordinária, após a volta dos parlamentares do recesso.
Da bancada do Amazonas na Câmara, os parlamentares Átila Lins (PP), Bosco Saraiva (Solidariedade), Capitão Alberto Neto (Republicano), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Repriblicano) votaram a favor. O deputado Zé Ricardo (PT) votou contra. Os deputados Delegados Pablo ( PSL) e Marcelo Ramos (PL) não participaram da votação.
Ao Portal Norte de Notícias, o Delegado Pablo informou que está no interior do Amazonas e desconhecia a votação da matéria na terça. Já Marcelo Ramos declarou que estava em deslocamento para Brasília e não conseguiu chegar antes do término da sessão.
A proposta segue para o Senado Federal.