A audiência pública “Projetos Estratégicos para Prevenção e Zelo com os Recursos Hídricos do Amazonas” acontece na quinta-feira, 5, às 10h, no MiniPlenário Cônego de Azevedo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A audiência contará com representantes da sociedade civil organizada, entes do poder público e será transmitida pelo facebook.com/angelus.cruzfigueira.
A audiência, proposta pelo deputado estadual Angelus Figueira (DC), tem o objetivo de discutir e propor um plano estratégico para resolver, a médio e longo prazo, os problemas hídricos que há décadas poluem o maior patrimônio do Amazonas: sua água. De acordo com o parlamentar, é preciso vontade política para fazer o ‘dever de casa’ e parte da solução está em um laboratório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O parlamentar acredita que, a exemplo dos rios Sena (que fica no norte de França, banha a capital, Paris e deságua no Oceano Atlântico), e do Amstel (principal rio de Amsterdã e dos Países Baixos), ambos na Europa, é possível mudar a situação no Amazonas.
Já confirmaram presença na audiência, representantes do Serviço Geológicos do Brasil (CPRM), Agência Nacional de águas (ANA), Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA), empresa Águas de Manaus, o professor Doutor Sérgio Duvoisin Junio da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a mestre em Sociedade e Cultura da Amazônia, Natália Freire, prefeitura de Manaus, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), ONG Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-AM), o presidente da FAEA, Muni Lourenço.
*Com informações da assessoria