O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, 5, por meio de rede social, a nomeação de Bruno Bianco para assumir a Advocacia-Geral da União (AGU). Ele ocupará o lugar de André Mendonça, que deixará o cargo nos próximos dias, para ser sabatinado no Senado e assumir como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O novo ministro Bruno Bianco é procurador federal, da Procuradoria-Geral Federal. Já atuou como procurador-chefe da seccional da Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao INSS, em Marília (SP), e procurador regional da PFE-INSS nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Também já foi assessor especial da Casa Civil.

Ele é Mestre em Direito pela Universidade de Marília (Unimar), especialista em Direito Público e pós-graduado em Direito Processual Civil.

Desde o início do governo Bolsonaro, Bianco atua como secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Recentemente, ele chegou a ser anunciado como o novo secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, pasta recriada na última semana.