O Supremo Tribunal Federal (STF) e a Presidência da República não cumprirão agenda de encontro entre os poderes nos próximos dias. O presidente do STF, ministro Luiz Fux, anunciou nesta quinta-feira, 5, o cancelamento de reunião prevista anteriomente com Jair Bolsonaro.
A reunião dos poderes chegou a ser anunciada no dia 12 de julho, quando Fux e o presidente se encontraram na sede do STF após constantes ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral e ao tribunal.
Na ocasião, o ministro alertou Bolsonaro para os limites do exercício do direito da liberdade de expressão e para o necessário e inegociável respeito entre os Poderes.
Bolsonaro tem reforçado diariamente as críticas ao sistema eleitoral e aos ministros. Ele chegou a ameaçar agir fora da Constituição.
No seu pronunciamento antes de encerrar a sessão desta quinta, Fux enfatizou a necessidade de respeito entre as instituições e destacou o trabalho imparcial da Corte.
“O Supremo Tribunal Federal, de forma coesa, segue ao lado da população brasileira em defesa do Estado Democrático de Direito e das instituições republicanas, e se manterá firme em sua missão de julgar com independência e imparcialidade, sempre observando as leis e a Constituição”, finalizou Luiz Fux.