O presidente Jair Bolsonaro, acompanhado por chefes militares, prestigiou na manhã desta terça-feira, 10, o desfile de veículos militares blindados, na rampa do Palácio do Planalto, em Brasília. Cerca de 150 veículos militares desfilaram no evento, que, tem como mote a entrega de convites a diversas autoridades da República para participarem do dia da Demonstração Operativa, que vai ocorrer no próximo dia 16 de agosto. As informações são da Agência Estado.
Além do presidente também estavam no evento os comandantes do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e da Marinha, Almir Garnier Santos; o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno; o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Laerte de Souza Santos; e o ministro da Defesa, Walter Braga Netto.
Outros ministros acompanharam o ato, como o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI); o ministro da Educação, Milton Ribeiro; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, entre outros. Todos aparecem sem o uso de máscara.
Os comboios fazem parte da Operação Formosa, um treinamento militar que tem a participação do Exército e da Força Aérea. Para chegar a Formosa, não é necessário passar pelos arredores do Congresso. Além disso, a Operação Formosa – promovida pela Marinha desde 1988 – tradicionalmente não incluía, como nesta edição, o Exército e a Aeronáutica. Parlamentares acusam o exercício de tentativa de intimidação do Congresso brasileiro.
Os tanques e blindados passaram pela Praça dos Três Poderes seguindo para a Estrada dos Ministérios e pararam em frente ao prédio da Marinha, onde ficaram expostos.