Ícone do site Portal Norte

No AM, pessoas com Transtorno do Espectro Autista terão condição incluída no RG

Os deputados estaduais aprovaram no dia 11 de agosto três Projetos de Lei (PL) que beneficiam e ajudam na inclusão de pessoas que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA).

As duas matérias aprovadas são de autoria da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB).

O PL nº 28/2019 estabelece a inclusão do símbolo do autismo na Cédula do Registro de Identidade (RG).

Outra propositura que foi aprovada foi o PL nº159/2021, que estabelece o direito à permanência de acompanhantes às crianças, adolescentes e adultos com grau moderado e severo de TEA que se encontrem internados em unidades de terapia intensiva (UTI) dos hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), maternidades e demais instituições públicas hospitalares, diagnosticados com Covid -19.

“A legislação amplia para que todos os autistas tenham os direitos iguais a qualquer uma pessoa com deficiência” esclarece a deputada.

Para Raiziana Trindade, 29, mãe de uma criança autista, a aprovação do PL ajudará a reconhecer os direitos dos autistas.

“Com a aprovação da lei, espero que facilite tudo, por que não vou precisar estar andando com laudo, vamos provar que ele tem prioridade em filas e atendimentos”, disse.

Ela espera que o documento seja aceito em todos os lugares.

“Espero que sirva para viagens de barco, ônibus e avião. A identificação na carteira veio pra reforçar direito que já temos, mas nem sempre são respeitados”, declarou.

Além das aprovações das leis, ela espera que a população tenha mais conscientização sobre o autismo.

“Espero que as pessoas percebam que os autistas são uma realidade presente na sociedade. Anseio, que, todos se informem sobre o que é o autismo e se capacitem para atender e receber os autistas, seja onde for, no que for necessário”, finalizou.

Sair da versão mobile