Governadores querem agendar uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a próxima semana. O assunto foi discutido nesta segunda-feira, 23, durante Fórum Nacional de Governadores.
No encontro, estavam presentes os representantes de 24 estados e do Distrito Federal, a maioria participou de forma virtual. Durante a reunião, eles debateram a crise entre os poderes, a defesa da democracia e pautas ambientais.
Os presentes chegaram a debater sobre uma nota pública contra o presidente, mas a ideia foi descartada após dividir opiniões. Para alguns, o manifesto poderia ampliar o clima de tensão. Por conta, disso foi aprovado a reunião com Jair Bolsonaro.
A expectativa é que enviem a carta ao presidente ainda hoje para que o encontro aconteça na próxima semana.
Wellington Dias (PT), governador do Piauí, disse que o objetivo é de diminuir a tensão entre os poderes.
“O objetivo é demonstrar a importância de o Brasil ter um ambiente de paz, de serenidade onde possamos garantir a forma de valorização da democracia, mas principalmente criar um ambiente de confiança que permita atração de investimentos, geração de empregos e renda”, disse Dias.
Os governadores anunciaram também que vão enviar cartas ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, ao presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
O evento contou com a participação de 23 governadores e dois vice-governadores de 24 estados e do Distrito Federal. Apenas os representantes do Amazonas e Tocantins não participaram.