A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia irá ouvir nesta quinta-feira, 2, o suposto ‘lobista da Precisa Medicamentos’, Marconny Faria. Ele é suspeito de tentar privelegiar a empresa junto ao Ministério da Saúde (MS).

O depoimento de Marcoony estava previsto para quarta-feira, 1º, mas ele apresentou um atestado médico e não compareceu ao Senado.

Marconny Faria possui habeas corpus do Supremo Tribunal Federal que permite a ele ficar em silêncio e não responder a perguntas que possam incriminá-lo. A decisão pela concessão do habeas corpus foi da ministra Cármen Lúcia.

Os senadores vão tentar aprofundar as investigações sobre as tratativas da empresa com o Ministério da Saúde no contrato de fornecimento da vacina Covaxin, que foi cancelado após indícios de irregularidades.

Além de ser apontado como um lobista que mediou relações da Precisa com a Saúde, Marconny Faria também teve contato próximo com familiares do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), conforme indicam revelações recentes.

A CPI obteve mensagens trocadas entre Marconny o ex-secretário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) José Ricardo Santana. Na conversa, Santana menciona que conheceu o suposto lobista da Precisa na casa da advogada do presidente da República, Jair Bolsonaro, Karina Kufa, que deverá ser ouvida nas próximas reuniões da CPI.

 

Saiba quais serão as principais perguntas que devem ser feitas a Faria pela CPI:

– Quais as relações entre Marconny Farias e integrantes da Precisa Medicamentos?

– Como Marconny Farias conheceu Francisco Maximiano, dono da Precisa?

– O ex-diretor de logística do Ministério da Saúde Roberto Dias ajudou a mediar contatos na pasta com a Precisa Medicamentos?

– A advogada de Bolsonaro Karina Kufa ajudou a mediar contatos com a Precisa Medicamentos?

– O que foi discutido no jantar na casa de Karina Kufa em 25 de maio do ano passado, quando Marconny foi apresentado a Ricardo Santana, ex-servidor da Anvisa que trabalhou de forma informal no Ministério da Saúde?

– Ricardo Santana atuou para ajudar a formalizar algum contrato com o Ministério da Saúde?

_____________________________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia 

 

Talibãs celebram saída das tropas americanas com armas e desfile militar

 

 FVS-RP determina restrições do consumo de Pirapitinga, Pacu e Tambaqui em Itacoatiara-AM

 

 Plenário do Senado autoriza empréstimo de US$ 200 milhões ao Amazonas

 

 Nascidos em fevereiro podem sacar o auxílio emergencial nesta quinta

 

 Mega-Sena acumula em R$ 34 milhões