O Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou nesta quinta-feira, 9, a cassação do mandato e do diploma do vereador de Manaus Sandro Maia (DEM).

A Ação foi provocada pelo ex-vereador Gilmar Nascimento, primeiro suplente do Democratas na Câmara Municipal de Manaus (CMM). 

Maia é suspeito de usar o “Instituto Sandro Maia” como promoção pessoal para ganhar a eleição para vereador no pleito de 2020.

De acordo com o promotor de Justiça Eleitoral, Carlos Fábio Braga Monteiro, há nos autos material significativo, retirado do perfil do Facebook do vereador, demonstrando a utilização da estrutura, tanto física, quanto humana, de tal entidade durante o processo eleitoral, o que caracteriza conduta vedada por lei.

Segundo Braga, o Instituto, ao oferecer cursos profissionalizantes gratuitos e assistência social ampla durante o período eleitoral, teve o poder de influenciar o público eleitor. 

Procurado pela equipe do Portal Norte de Notícias, o vereador criticou a postura do ex-vereador Gilmar Nascimento.

“O problema do ex-vereador Gilmar Nascimento é achar que o mandato é vitalício, mas não é. Ele perdeu e tem que aprender a perder. Passou quanto tempo aí no poder? Infelizmente é o direito dele de recorrer, mas a gente tem plena certeza e a convicção de que fizemos uma campanha muito difícil e o nosso setor jurídico está cuidando disso. Espero que isso se resolva logo”, declarou. 

Sandro afirma que fez campanha regular no pleito de 2020.

“A gente tem certeza que a Justiça vai entender que nós não cometemos erro nenhum. Pelo contrário, fizemos uma campanha muito difícil e sem recurso”, ressaltou. 

Outra investigação

Em julho, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) investigou Sandro Maia por nepotismo, descartou a possibilidade, mas constatou que o sistema de registro de funcionários da Casa Legislativa é falho.

Em agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) ouviu testemunhas neste caso.

______________________________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas

Homem é morto após trocar tiros com a polícia no bairro Jorge Teixeira em Manaus

 

Após tiroteio e morte, velório do cantor Romarinho é retomado com a presença da PM

 

Com preço a R$ 120 o botijão de gás, projeto de lei cria programa ‘Gás para os brasileiros’

 

VÍDEO: Conselho Tutelar denuncia esquema de ‘aluguel de crianças’ para pedir esmola em Manaus

 

Sine Manaus e AM ofertam 275 vagas de emprego para esta sexta