Há dois anos implantado no Congresso do Senado Federal, o Plano de Equidade de Gênero e Raça já conseguiu aumentar de 12% para 32% o número de mulheres em cargos de comando, que vai de chefia, a coordenação até a alta assessoria.  

Considerado um sucesso, o projeto foi ampliado e relançado nesta sexta-feira, 22, com metas para os próximos 30 meses. 

Mas, na contramão ao crescente número de vagas disponibilizadas para as mulheres, neste período, também foram confirmados 81 casos suspeitos de assédio sexual ou moral investigados pela Polícia do Senado. 

Desde a implementação do plano, em 2019, o número de assédio sexual ou moral contra as mulheres caiu de 77% para 57%, em 2020.

______________________________________

RELACIONADAS

Em meio a assédios diários, mulheres estão deixando de pedalar em ruas do Paraná

Em 8 meses, quase mil mulheres foram vítimas de violência doméstica em Manaus

+ Novo aplicativo de transporte só para mulheres inicia operação em Manaus

_____________________________________

Para esta queda significativa, através do plano, foram criados os programas de combate aos preconceitos estruturais presentes na sociedade em geral, como o machismo, o racismo e a homofobia.

Ao participar da segunda edição do plano, a procuradora especial da Mulher, senadora Leila Barros (Cidadania-DF), falou da importância do programa .  

“Durante parte substantiva  da História independente do nosso país, a grande maioria de mulheres, negros e indígenas foram governados por minorias que decidiram em seu lugar sobre todos os temas”, destacou.

Barros concluiu que o plano é o único do tipo na administração pública, mas pode ser “copiado” por parceiros e quem queira implementar práticas como monitoramento e acompanhamento de casos de assédio moral ou sexual, na promoção de ações de respeito à diversidade e, ainda, no combate à gordofobia.

______________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Caso Miss Manicoré: julgamento ocorre dia 27 de outubro, e juíza autoriza réu e ex-namorado a não usar roupa de presidiário diante do júri

 

Tragédia no cinema: Alec Baldwin dispara arma cenográfica e acaba matando diretora em gravação de filme

 

Seis municípios do AM vão gastar mais de R$ 7,7 milhões para construção de estádios e campos de futebol

 

Ataque em campo de refugiados em Bangladesh deixa sete pessoas mortas

 

Em Manaus, fetos são encontrados dentro de balde na praia Ponta Branca