O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, defendeu nesta quarta-feira, 27, os deputados listados no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Lira afirmou que acha “inaceitável” deputados estarem entre os pedidos de indiciamento aprovados.

“É inaceitável a proposta de indiciamento dos deputados desta casa no relatório daquela comissão instituída com a finalidade de apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia”, disse ele.

_________________________

RELACIONADAS

Senadores entregam cópia do relatório final da CPI da Pandemia à PGR e ao STF

Renan Calheiros retira nome de senador da lista de indiciados do relatório final da CPI

Por 7 votos a 4, CPI aprova relatório final com 80 pedidos de indiciamento

_________________________

O presidente da Câmara afirmou também que “não faz juízo de valor” sobre o que os senadores discutiram e votaram na CPI, mas disse que a comissão “não pode tudo”.

O documento final aprovado pela comissão recomenda o indiciamento de 78 pessoas, incluindo o presidente Jair Bolsonaro e os filhos com cargo público, e duas empresas. Destes, seis são deputados federais.

Por causa dessa defesa, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL) se posicionaram contra a opinião de Lira e o criticaram.

“Ele (o parlamentar) representa uma população no Congresso Nacional. Ele tem que ter responsabilidade […] Se há o entendimento de que há excesso, problema de quem acha que há excesso. Eu acho pouco”, afirmou Aziz.

“É inacreditável o que ele falou, até porque não tínhamos como deixar de sugerir o indiciamento dos parlamentares, uma vez que há provas sobejas da conduta deles”, disse Renan.

_____________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

VÍDEO: Membros de facção criminosa atiram contra adolescente e homem na Zona Oeste de Manaus

 

Aprovado por unanimidade PL que aumenta idade máxima de ingresso na Polícia Militar do AM

 

Polícia Federal realiza busca e apreensão na empresa Precisa Medicamentos

 

VÍDEO: recém-nascido é encontrado morto e jogado nas águas do Rio Negro, em Manaus

 

Sine Manaus e AM ofertam 210 vagas de emprego nesta quinta-feira