Ícone do site Portal Norte

Cobrança de teste de HIV em concurso da PM é criticada na Assembleia Legislativa do Amazonas

Durante uma reunião plenária realizada nessa quinta-feira, 9, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) os deputados discutiram sobre uma cobrança de exame para o diagnóstico do vírus da imunodeficiência humana (HIV) para os candidatos do Concurso Público da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A discussão partiu por conta do item 11.9 do edital do Concurso Público, que pede que o candidato apresente diversos exames médicos, dentre eles, o teste de HIV. E também do item 11.3, que determina que os exames médicos tenham caráter eliminatório e o candidato será considerado apto ou inapto.

O deputado Carlinhos Bessa (PV) criticou esses pontos do edital e afirmou que enviará requerimento ao Governo do Estado solicitando a retirada dessa exigência e critério de classificação para os candidatos.

___________________________

RELACIONADAS

+   Nova lei estabelece multa para quem praticar racismo, LGBTQI+fobia ou discriminar mulheres em estádios de Pernambuco

Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprova projeto de lei que estende validade de concursos

+  Projeto de Lei que garante medidas de proteção a entregadores de aplicativo é aprovado na Câmara

___________________________

O deputado Dermilson Chagas confirmou o pronunciamento de Bessa e falou que a Lei nº 11.199/2002 estabelece a exigência como discriminatória. 

“Esses itens do edital são ilegais. Estão contrariando o que já está determinado pela legislação brasileira”, declarou Chagas, cobrando a exclusão dessa determinação do edital.

__________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile