Ícone do site Portal Norte

Lei determina que maternidades passem a informar tipo sanguíneo e fator Rh de recém-nascidos, no AM

A Lei nº 5.864, que trata sobre a obrigatoriedade de inserção da informação do tipo sanguíneo e do fator Rh na emissão da Declaração de Nascido Vivo (DNV) foi sancionada pelo governo do Estado.

A medida valerá para os hospitais, maternidades e demais estabelecimentos de saúde de gestantes no Amazonas.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

-Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme a nova legislação, caberá às maternidades a inserção de DNV para fins de inclusão no registro civil de nascimento, juntamente com os demais elementos identificadores do recém-nascido.

Todos os órgãos de saúde, públicos e particulares, deverão cumprir a nova lei.

De acordo com a médica Bárbara Leite, especialista em cuidados e assistência a bebês prematuros, a solicitação da tipagem do recém-nascido é uma prática de rotina em todos os serviços de assistência e reforça a importância dessas informações nos primeiros minutos de vida.

___________________________________

RELACIONADAS

Projeto prevê diagnóstico de doenças do sangue em regiões indígenas remotas

Senado aprova projeto de lei que proíbe discriminação de doadores de sangue homossexuais

Projeto de lei garante atendimento preferencial a doadores de sangue

___________________________________

“Importante dado porque mães com fator Rh negativo e filhos com Rh positivo necessitam tomar medicação de anticorpos nas primeiras horas de vida, para não haver complicações em gravidezes posteriores. E para o bebê, a diferença sanguínea de mães da tipagem O com filhos A ou B, assim como a situação do Rh, podem evoluir com icterícia (pele amarelada) mais precoce e, às vezes, grave”, destaca Bárbara.

Fator Rh e tipo sanguíneo

O fator Rh, de forma simplificada, indica se o sangue é positivo ou negativo. Para uma transfusão de sangue é necessário a identificação do tipo sanguíneo, usando o sistema ABO: sangue A, B, AB e O.

O sangue do recém-nascido é coletado ao nascer, do cordão umbilical. Assim diminui um estímulo doloroso, porque evita a coleta tradicional de sangue periférico.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile