Nesta sexta-feira, 8, o Senado Federal conseguiu o número mínimo  de 27 assinaturas regimentais necessárias para o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A CPI visa investigar o escândalo de corrupção do Ministério da Educação (MEC). 

O último parlamentar a assinar a lista de requerimento foi o senador Veneziano Vital (MDB-PB).

“Sempre fui um defensor de investigações, em casos como este, para que se obtenha a verdade dos fatos. Não poderia ser diferente agora”, disse o parlamentar pelo Twitter. 

______________________

RELACIONADAS

 CPI do MEC tem 26 das 27 assinaturas necessárias

 TCU barra licitação do MEC para compra de ônibus escolares após suspeita de superfaturamento

 TCU pede inspeção no MEC após suposta existência de ‘gabinete paralelo’ na pasta

CPI do MEC deve ter mais efeito político do que jurídico, caso seja instaurada

______________________

Motivações 

A assinatura veio após o depoimento do presidente do Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, à Comissão de Educação, na quinta, 7. 

O alcance das assinaturas necessárias era esperado, já que os senadores avaliaram o depoimento como pouco esclarecedor.

Além disso, a ausência dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, convidados a falar na audiência pública do Senado sobre a suspeita da oferta de propina para liberação de verbas do MEC, na comissão, também incomodou os senadores. 

Indicação 

Diante da ausência, o presidente da Comissão de Educação, senador Marcelo Castro (MDB-PI), indicou que a instalação de uma CPI “está cada vez mais próxima de acontecer”. “Um remédio amargo, porém necessário”, completou.

Entenda

A Comissão de Educação do Senado realiza audiências para apurar o beneficiamento indevido na destinação dos recursos da Educação. 

A apuração ocorre após a imprensa ter divulgado áudios em que o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro afirma priorizar municípios administrados por prefeitos vinculados aos pastores na liberação de recursos do Fundo Nacional da Educação (FNDE).

_______________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS