Nesta terça-feira, 28, a oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro deve protocolar o pedido de abertura da CPI do MEC.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) espera que a leitura do requerimento no plenário do Senado seja feita na quarta, 29.

A leitura do requerimento é uma etapa necessária para a instalação de uma CPI. Quem decide se fará a leitura e se ela deverá ser feita é o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), depois de examinar se a CPI atende os requisitos para funcionar.

______________________

RELACIONADAS

ÁUDIO: ouça diálogo de Milton Ribeiro em que revela ligação de Bolsonaro para falar de ‘pressentimento’ de operação da PF

Após Milton Ribeiro afirmar ter recebido ligação de Bolsonaro, MPF pede à justiça que investigação seja enviada ao STF

Desembargador manda soltar ex-ministro Milton Ribeiro e outros quatro presos por suspeita de irregularidades no MEC

______________________

Segundo Randolfe, o pedido tem 28 assinaturas de senadores, uma a mais que o necessário – a oposição tinha a expectativa de conseguir outros dois apoios.

“Pacheco me informou que, protocolado [o requerimento], fará a leitura do requerimento”, disse Randolfe.

Segundo interlocutores de Pacheco, o presidente do Senado vai ouvir líderes da Casa antes de tomar a decisão sobre a CPI.

A criação de CPIs em ano eleitoral é vista com resistência por congressistas. Isso porque exige a presença de parlamentares, que costumam dedicar maior tempo fora do Congresso para fazer campanha.

A CPI terá como focos suspeitas de corrupção na gestão do ex-ministro Milton Ribeiro e na distribuição de recursos pelo FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da  Educação.

____________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS