A partir desta terça-feira, 5, postulantes a candidatas e candidatos podem realizar propaganda interna para serem escolhidos na convenção partidária para disputar cargo eletivo.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Mas a propaganda intrapartidária somente pode ocorrer no período de 15 dias que antecede a convenção da agremiação política.

Segundo o calendário das Eleições 2022, as convenções partidárias podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto deste ano, no formato presencial, virtual ou híbrido.

O que é permitido?

Segundo a Lei nº 9.504/1997), é permitido ao postulante à candidatura realizar propaganda intrapartidária com o objetivo de promover seu nome para a escolha no encontro da legenda.

___________________________________

RELACIONADAS

TSE fixa critério para limites de gastos das campanhas nas Eleições 2022

Eleições 2022: partidos devem seguir mesmas coligações para governo e Senado

Usuários do aplicativo e-Título receberão informações oficiais sobre eleições

+ Eleições 2022: restrições para agentes públicos começam a valer neste sábado

___________________________________

O que é proibido?

É proibido realizar propaganda intrapartidária com o uso de rádio, televisão e outdoor. Segundo a legislação, a propaganda interna deverá ser removida imediatamente após a realização da convenção da sigla. 

Convenção

Após a escolha das candidatas e dos candidatos nas convenções, os partidos poderão solicitar o registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral.

A federação de partidos registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições, sendo que, neste caso, as convenções deverão ocorrer de forma unificada, como a de uma única agremiação.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS