O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa nesta semana a julgar os pedidos de registro de candidatura a presidente da República que foram protocolados até o dia 15 de agosto, conforme o prazo previsto na Resolução TSE nº 23.674/2021.
Na sessão plenária desta terça-feira (30), os ministros analisaram os processos de registro de candidatos do partido Unidade Popular (UP).
Segundo o calendário das Eleições 2022, a Justiça Eleitoral deverá ter julgado todos os pedidos até 12 de setembro.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
O Unidade Popular (UP) apresentou pedido de registro de candidatura para oficializar Leonardo Péricles Vieira Roque e Samara Martins Silva como os nomes da legenda na disputa, respectivamente, pela presidência e vice-presidência da República.
O requerimento foi apresentado ao TSE no dia 13 de agosto e, transcorrido o prazo legal, o processo não recebeu nenhuma impugnação.
Para serem analisados, os pedidos de registro devem ser protocolados no TSE instruídos com a documentação relativa à convenção partidária que escolheu os candidatos a presidente e vice-presidente.
Certidões e demais documentos que são exigidos de cada um particularmente, como certidão de desincompatibilização, de quitação com a Justiça Eleitoral e negativa criminal, entre outras, também devem ser apresentados.
________________________________________
RELACIONADAS
+ Eleições 2022: Roberto Jefferson tem horário eleitoral barrado pelo TSE
+ Eleições 2022: maioria dos candidatos tem a faixa etária entre 45 e 49 anos no Brasil
+ Eleições 2022: propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira
+ Eleições 2022: TSE determina que eleitor entregue celular a mesários antes da votação
+ Eleições 2022: TSE registra 475 candidatos com deficiência em todo o País
________________________________________
Demais pedidos
Na sessão plenária desta quinta-feira, 1º de setembro, será a vez de serem julgados os pedidos de registro de candidatura de Ciro Ferreira Gomes e Ana Paula Andrade Matos Moreira, candidatos a presidente e vice-presidente da República pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT); e de Roberto Jefferson, candidato pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), cujo pedido foi impugnado pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral).
Ainda aguardam julgamento os pedidos de registro de candidatura do partido Novo, com Felipe d’Avila; da coligação “Pelo bem do Brasil”, que apoia a reeleição do presidente Jair Bolsonaro; da Democracia Cristã (DC), que apontou José Maria Eymael; e da coligação “Brasil da Esperança”, com Luiz Inácio Lula da Silva.
O TSE também analisará a indicação do MDB, que traz Simone Tebet; do PCB, que indicou Sofia Manzano; do União Brasil, com Soraya Thronicke; e do PSTU, que tem como candidata Vera Lúcia Salgado.
O Partido Republicano da Ordem Social (PROS), que havia apresentado pedido de registro ao Tribunal, retirou a candidatura de Pablo Marçal à presidência, no dia 15 de agosto.
A pauta de julgamento das sessões do TSE é divulgada com antecedência e pode ser consultada no Portal do Tribunal na internet.
________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS