O estado de Roraima possui um registro de 579 candidaturas para disputar as eleições em 2022.

Cinco são de candidatos ao governo, nove para a vaga única ao Senado, 163 para as oito cadeiras de deputados federais e 402 para as 24 vagas de deputados estaduais.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Embora as mulheres representem 51% dos eleitores do estado, elas somam apenas 36% das candidaturas neste ano. O que corresponde a um total de 215.

Já sobre a raça autodeclarada dos candidatos, 66% se registraram pardos, o que em números reais seriam 400.

Há 21% que dizem ser brancos, o que corresponde a 131. Pretos são 6%, indígenas 4% e amarelos 0,1%.

Tratando-se de faixa etária, há 108 candidaturas de pessoas com idade entre 40 e 44 anos, o mesmo número também aparece nos candidatos que têm entre 45 e 49 anos. Estas são as duas faixas etárias com maior número de candidaturas.

No grupo de 20 anos, há apenas uma pessoa, enquanto entre 80 e 84 anos há registro de duas candidaturas. Sendo estes, os grupos etários com menos candidaturas.

Do total de candidatos com ensino superior, 41% fizeram o registro nessa condição.

Outros 31% dizem ter ensino médio completo e 6% ensino superior incompleto. Os que só leem e escrevem são minoria com apenas 2%.

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) já deferiu 250 candidaturas e oito pessoas desistiram da disputa.

O Partido Republicano de Ordem Social (PROS) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) são as siglas com os maiores números de candidaturas, cada um com 39.

Em seguida, aparecem o Partido RenovadorTrabalhista Brasileiro (PRTB) e o Republicanos, com 35 e 34 candidaturas, respectivamente.

Enquanto as siglas com menos candidaturas são Partido da Causa Operária, com uma, Partido Comunista do Brasil, com três, Democracia Cristã, com seis, Partido da Social Democracia Brasileira, com oito, e Partido Socialismo e Liberdade, com 11.

Norte Verifica

Norte Verifica é um conteúdo produzido pelo Portal Norte entre os meses de agosto e outubro, período das eleições 2022.

A proposta visa combater as notícias falsas que atrapalham o dia a dia das pessoas e colaboram para total desinformação dos fatos.

O eleitor também pode participar fazendo denúncias através do e-mail [email protected].

Conteúdos suspeitos ou que viralizam em redes sociais, além de serviços, são algumas das reportagens que também fazem parte do Norte Verifica.