Disseminar informações verdadeiras e combater a propagação de notícias falsas também passaram a ser prioridade para os membros do Ministério Público Estadual do Acre (MPAC).
Desde as eleições de 2018, quando as notícias falsas inundaram as redes sociais, mudar o comportamento das pessoas em relação ao consumo das informações é um grande desafio para os órgãos de controle e de fiscalização.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Diante dessa necessidade de contribuir para o fortalecimento da democracia, o MPAC instituiu no último dia 31 de agosto a Comissão de Defesa da Informação, que vai, entre outras atividades, desenvolver ações de enfrentamento aos efeitos negativos provocados pela desinformação e pelos discursos de ódio durante o período eleitoral.
Para o sucesso dessa força-tarefa, o MPAC está promovendo um conjunto de ações para capacitação de membros, servidores, estagiários, colaboradores, bem como de profissionais da área de comunicação, para identificação de práticas de desinformação e discursos de ódio, e as formas de atuação para combatê-los.
O objetivo, segundo o procurador-geral do MPE-AC, Danilo Lovisaro, é ajudar a população a identificar uma notícia inverídica.
“Para que isso possa acontecer temos que desenvolver estratégias constantes de comunicação, com materiais para públicos diversos, com a finalidade de disseminar informações verdadeiras e de produzir conteúdo que fortaleçam a democracia”, declarou.
A Comissão de Defesa da Informação é composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento; pelo Secretário-Geral, Glaucio Ney Shiroma Oshiro; pelo Assessor Especial da Procuradoria-Geral de Justiça, Ricardo Coelho de Carvalho, e pela Diretora de Comunicação, Gleice Kelle Souza de Almeida.
Curso sobre Fake News
O juiz de Direito titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Timon, no Maranhão, e coordenador do Núcleo de Combate à Desinformação do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Roberto Brasil Teles de Menezes, que recentemente lançou a obra intitulada “Fake News: modernidade, metodologia, regulação e responsabilização”, foi convidado pelo MPAC para capacitar os servidores.
No treinamento, ele também destaca o impacto social das fake news e as respostas judiciais ao fenômeno da desinformação no processo eleitoral.
“Existe uma necessidade de mudança de comportamento, precisamos checar sempre as informações que recebemos antes de repassá-las. Quando uma fake news transita no espaço público digital atinge uma velocidade supersônica. Portanto, a repressão precisa ser rápida para diminuir os efeitos nocivos. Parabenizo o MPAC pela iniciativa que teve de formar o núcleo para combater a desinformação”, afirmou o palestrante.
Norte Verifica
O Norte Verifica é um conteúdo produzido pelo Portal Norte entre os meses de agosto e outubro, período das eleições 2022.
A proposta visa combater as notícias falsas que atrapalham o dia a dia das pessoas e colaboram para total desinformação dos fatos.
O eleitor também pode participar fazendo denúncias através do e-mail redacao@portalnorte.com.br.
Conteúdos suspeitos ou que viralizam em redes sociais, além de serviços, são algumas das reportagens que também fazem parte do Norte Verifica.