Ícone do site Portal Norte

PL propõe que perda auditiva unilateral seja considerada deficiência no AM

Se aprovado na Aleam, PL sobre teste genético para detectar câncer seguirá para sanção do Governo do AM - Foto: Acervo/Aleam

Se aprovado na Aleam, PL sobre teste genético para detectar câncer seguirá para sanção do Governo do AM - Foto: Acervo/Aleam

Um Projeto de Lei (PL) propõe que a perda auditiva unilateral seja considerada deficiência no Amazonas. A propositura foi divulgada nesta quinta-feira (10).

O PL, de autoria da deputada Joana Darc (União Brasil) foi protocolado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O PL nº 452/2022 propõe considerar a pessoa com deficiência aquela com perda auditiva unilateral, caracterizada pelo sentido da audição por apenas um dos ouvidos.

A parlamentar explica que a importância da propositura para sanar as dificuldades na qual a pessoa atingida pela deficiência unilateral enfrenta em meio à sociedade.

“Além de interferir na participação social plena, pessoas com essa deficiência se encontram em desvantagem ao pleitear uma colocação no mercado de trabalho”, ressalta.

RELACIONADAS

+ Projeto de Lei incentiva reúso e reciclagem de plástico no Brasil

+ Projeto de Lei prevê tratamento gratuito de mielomeningocele no AM

+ Projeto de Lei propõe indenização para afetados pela Covid-19 no AM

Caso aprovada, a medida possibilitará o acesso a direitos já assegurados às pessoas com essa deficiência, como: reserva de vagas em concursos públicos e na chamada “Lei de Cotas”.

Perda auditiva unilateral

A perda auditiva unilateral acontece quando o indivíduo não possui audição em um dos ouvidos e causa dificuldade sociais e profissionais aos acometidos.

Sair da versão mobile