Ícone do site Portal Norte

PEC da Transição será apresentada dia 16 de novembro, diz senador do PT

PEC da Transição deverá ser apresentada dia 16 de novembro, diz senador

Senador Wellington Dias (PT-PI) integra o Conselho Político de Transição - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), conhecida como PEC da Transição será apresentada ao Congresso Nacional na quarta-feira (16).

É o que revelou na última sexta-feira (11), o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), que integra o Conselho Político de Transição.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

PEC da Transição

Segundo o senador, o texto vem sendo trabalhado junto aos líderes e parlamentares do Senado e da Câmara.

Com a apresentação de novas sugestões, a equipe de transição voltará a conversar com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. 

“Acertamos seguir dialogando e na quarta-feira, após o feriado, [teremos] um texto final da PEC da Transição e também sobre adequações do Projeto de Lei Orçamentária com o relator. Todo esforço é para o máximo de entendimento com a Câmara e Senado, e encontramos um ambiente de muito compromisso com este objetivo em favor do nosso povo, evitando assim alterações em uma Casa, o que é legítimo na regra democrática, mas poderia causar atraso na votação, e temos um tempo bem curto até o final do ano Legislativo”, informou Wellington Dias em nota. 

RELACIONADAS

+ Lula se encontra com parlamentares e diz que vai dialogar

+ Emendas ao Orçamento de 2023 são aprovadas por Comissão Mista

+ Lula e Lira se encontram pela primeira vez, em Brasília

A chamada PEC de Transição é a alternativa articulada por integrantes do governo eleito e parlamentares para viabilizar o pagamento de despesas que não foram previstas no projeto de Orçamento de 2023 enviado ao Congresso pelo governo Bolsonaro.

Entre elas está o aumento no valor do Auxílio Brasil, que voltará a ter o nome de Bolsa Família, de R$ 400 para R$ 600, assim como a continuidade do programa Farmácia Popular e o fornecimento de merendas escolares.

A PEC abrirá espaço fiscal também para aumento real do salário mínimo. A solução encontrada é a de retirar do teto de gastos o Auxílio Brasil.

Assim, o governo teria a garantia dos recursos sem desrespeitar as regras constitucionais.  

A PEC da Transição terá tramitação iniciada no Senado, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois de aprovada, será enviada ao Plenário. Caso aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

Sair da versão mobile