Ícone do site Portal Norte

Aleam aprova PL que oferta ‘exame de vista’ obrigatório para alunos do AM

Exame de vista também pretende combater evasão escolar de alunos acometidos com problema nos olhos - Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Exame de vista também pretende combater evasão escolar de alunos acometidos com problema nos olhos - Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Um Projeto de Lei que autoriza a oferta de exame de vista obrigatório para alunos da rede pública de ensino foi aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (19).

O PL 190/2022, de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota), torna obrigatório o exame de acuidade visual em alunos das escolas da Rede Estadual do Amazonas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O exame oftalmológico será usado para medir a capacidade funcional da visão dos alunos entre 7 e 12 anos, matriculados nas escolas.

O PL solicita a alteração da Lei Estadual n.º 30/1988 e o estabelecimento do Projeto Permanente de Avaliação da Acuidade Visual.

O texto propõe a alteração da referida lei para acrescentar disposições legais como a criação de um calendário anual de avaliação da acuidade visual dos alunos.

O projeto prevê ainda que a consulta oftalmológica seja realizada em ambulatório itinerante na escola, para evitar o deslocamento do aluno da unidade escolar.

RELACIONADAS

+ Em último ato na Aleam, deputados não eleitos discursam na despedida

+ Diplomação Wilson: ‘Irei continuar fazendo o melhor’, diz governador

+ Amazonas propõe aumento de 20% do ICMS em 2023

Exame de vista e desempenho escolar

Pesquisas indicam que o baixo desempenho escolar de crianças está diretamente ligado a problemas não diagnosticados na visão.

Diante deste cenário, para facilitar o diagnóstico correto, o PL tem a intenção de assegurar a oferta de exame de vista para as escolas e coibir a evasão escolar.

“Mesmo já existindo esse amparo, que prevê a obrigatoriedade do exame, observamos a necessidade da adoção de um projeto permanente de avaliação escolar da acuidade visual para essas crianças que estão iniciando o ensino Fundamental”, disse Felipe Souza.

O texto ressalta, ainda, que poderão ser realizadas parcerias com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a fim de possibilitar a colaboração supervisionada de alunos da faculdade de medicina para realização do exame de vista.

Sair da versão mobile