O Governo do Amazonas anunciou mais cinco nomes para secretarias de Estado e recondução de cinco presidentes de fundações da área da Saúde nesta terça-feira (3).

A nomeação do secretariado que fará parte da estrutura administrativa estadual é realizada pelo governador Wilson Lima.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

As secretarias de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) terão novos titulares.

Também foram anunciados os novos gestores do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Controladoria Geral do Estado (CGE) e Polícia Civil.

Na segunda (2), o governador já havia nomeado 41 secretários e diretores-presidentes de autarquias, fundações, sociedade de economia mista, empresas públicas e serviços sociais autônomos do Estado.

Novos nomes no Governo

A Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) passa a ser comandada por Inês Carolina Barbosa Ferreira Simonetti Cabral.

Ela é ex-secretária de Administração e Gestão no governo Wilson Lima, onde atuou de janeiro de 2019 a julho de 2021.

Inês Carolina foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) e presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonprev (Conad).

Ela é formada em engenharia elétrica e processamento de dados, possui MBA em inovação tecnológica e mestrado em engenharia de produção.

Com mais de 10 anos de atuação no executivo estadual, a administradora Jussara Pedrosa deixa o cargo de secretária executiva de Projetos Especiais da Casa Civil para assumir o comando da Sejusc.

Especialista em gerenciamento de projetos, ela possui experiência na coordenação e execução de programas estratégicos executados em parceria com organizações nacionais e internacionais.

A administradora já atuou nas áreas de educação, saúde, habitação e produção rural. Desde 2019, ela integra a equipe do atual governo.

RELACIONADAS

+ Vídeo: Wilson Lima toma posse como 50º governador do AM

+ Nomeação de secretários de Governo começa no Amazonas; veja lista

+ Social será prioridade no segundo mandato, diz Lima ao ser empossado

Hellen Cristina Silva Matute, atual secretária executiva adjunta pedagógica da Secretaria de Estado de Educação, assume o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Ela é graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem mais de 30 anos de atuação na rede de ensino, com experiência em cargos de gestão e coordenação na Seduc.

O novo controlador-geral, Jeibson dos Santos Justiniano, foi procurador do Estado do Amazonas e procurador do Trabalho, onde chegou a ocupar o cargo de procurador-geral.

Jeibson também é professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O atual delegado geral-adjunto da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno de Paula Fraga, assume o comando da instituição. 

Fraga, que ingressou na corporação em 2011, é graduado em direito e pós-graduado em Direito Público e em Direito Penal.

Na PC-AM, além da capital, atuou nos municípios de Benjamin Constant, Lábrea e Parintins.

A partir de fevereiro, a deputada estadual Therezinha Ruiz será a coordenadora executiva da Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação.

Therezinha tem vasta experiência na área da educação, já tendo sido secretária municipal de Manaus.

Fundações

Tatyana Amorim segue na presidência da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas – Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Maria do Perpetuo Socorro Sampaio Carvalho também continua chefiando a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam).

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) permanece sob a gestão de Marcos Vinitius de Farias Guerra.

Gerson Mourão continua presidindo a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) segue comandada por Ayllon Menezes de Oliveira.

Algumas das fundações de Saúde como FVS-RPC, FHemoam, FMT-HDV e FCecon, possuem processo de seleção de seus gestores, onde uma lista tríplice é levada ao governador, que tem a liberdade de nomear seus respectivos presidentes.