Daniela Barbalho, esposa do governador Helder Barbalho (MDB), teve seu nome aprovado pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), nesta terça-feira (14), para a vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

Com diversas indicações, a primeira-dama conseguiu a vaga, que surgiu após a aposentadoria do Conselheiro Nelson Chaves. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Dos 38 parlamentares presentes, 36 votaram a favor e dois foram contra.

Além disso, o nome de Daniela foi sugerido pelos líderes do MDB, PT, PDT, Podemos, PSD, PSDB, PTB, PP, União Brasil e Republicanos e eleita pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O cargo que Daniela deve assumir é vitalício até os 75 anos de idade e tem remuneração de R$35 mil.

A vaga tem como atribuição apreciar as contas prestadas anualmente pelos agentes públicos, isso inclui seu próprio marido, Helder Barbalho.

Além disso, também é função do cargo julgar as contas dos administradores responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos do estado e das entidades da administração indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público Estadual.

“Contem com minha dedicação, seja no plenário da Corte, julgando processos, nas ações do TCE nas comunidades, nos projetos em defesa da primeira infância, no combate à violência contra a mulher ou nas orientações aos agentes públicos. Tenham certeza que vou trabalhar em benefício do povo do Pará”, diz Daniela em discurso.

Além disso, Daniela também pontuou sobre a presença feminina em espaços de poder em seu discurso de agradecimento. 

O TCE possui sete vagas de conselheiros, uma é indicada pelo chefe do Executivo, com aprovação da Alepa.

Duas, alternadamente, dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao TCE, indicados em lista tríplice pelo tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento.

E quatro pela Assembleia Legislativa do Pará.

RELACIONADAS

+ Luis Fabian toma posse como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas

+ Governo Helder Barbalho autoriza expansão de mineradora em Curionópolis

+ Helder Barbalho diz que Belém é oficializada como candidata brasileira para receber a COP 30

Quem é Daniela Barbalho

A primeira-dama do Pará é formada em Direito e mestranda pela Universidade da Amazônia (Unama) e já foi secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho entre 2007 e 2012, em Ananindeua, na Grande Belém, durante a gestão do marido na prefeitura do município.

Além disso, já atuou no Ministério Público do Estado do Pará e no escritório Coelho de Souza Advogados.