Ícone do site Portal Norte

Cúpula da Amazônia tem 8 presidentes confirmados

Foto: Cúpula da Amazônia será realizada no Hangar Centro de Convenções, em Belém - Foto: Everaldo Nascimento/Divulgação

Foto: Cúpula da Amazônia será realizada no Hangar Centro de Convenções, em Belém - Foto: Everaldo Nascimento/Divulgação

A Cúpula da Amazônia começa na terça-feira (8), em Belém, com a participação de presidentes de países que abrigam a floresta e chefes de estado convidados.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o anfitrião do encontro que acontece até quarta-feira (9).

O Itamaraty confirmou que a maioria das nações vai enviar seus chefes de Estado, mas Suriname (Chan Santokhi) e Equador (Guillermo Lasso), por razões de política interna, serão representados por ministros.

Chefes de Estado confirmados na Cúpula da Amazônia 2023

Outros chefes de Estado dos países convidados também marcarão presença. São eles: República Democrática do Congo, Congo e São Vicente e Granadinas. A Indonésia ainda não confirmou se o presidente participará. Todas são nações que também abrigam grandes territórios de floresta.

A França, a Alemanha e a Noruega enviarão representantes. Essas últimas são principais doadoras do Fundo Amazônia.

Assuntos

A Cúpula da Amazônia foi proposta pelo presidente Lula para fomentar a cooperação entre os países amazônicos e outros parceiros em prol do desenvolvimento sustentável e demais agendas relacionadas à região.

Os Diálogos Amazônicos, que antecedem a Cúpula, contarão com a presença de ministros de Estado e de representantes da sociedade civil organizada.

Na Cúpula, os presidentes também atualizarão o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), assinado em Brasília em 1978 e que prevê ações conjuntas para equilibrar a proteção da floresta com o desenvolvimento econômico.

O documento atualizado deverá focar na parceria entre os países, mas pontuando que cada nação tem soberania em seus territórios.

No que tange à cobrança por recursos estrangeiros, ficará definido que cada integrante do bloco tem autonomia para decidir como gerir essa verba.

O encontro prevê ainda:

A Cúpula da Amazônia será realizada no Hangar Centro de Convenções, na Avenida Dr. Freitas, S/N – Marco, em Belém.

Sair da versão mobile