A aprovação do texto-base da reforma tributária na Câmara dos Deputados, em Brasília, foi comemorada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta sexta-feira (15).
Conforme a CNI, a aprovação, em primeiro turno, do novo sistema tributário é uma “grande conquista para todos do país”.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A confederação acredita que o novo modelo deve gerar mais crescimento, empregos, renda e qualidade de vida.
O presidente da CNI, Ricardo Alban, destacou, por meio de nota, que a reforma vai eliminar distorções que reduzem a competitividade da indústria, como a cumulatividade.
“O acúmulo de créditos tributários, a oneração dos investimentos e das exportações e os custos para calcular e pagar os tributos. O Brasil vai crescer mais, com mais indústria É uma excelente mudança, principalmente neste momento em que o país discute como promover a neoindustrialização da economia brasileira”, afirmou.
A CNI também apontou como vantagem a simplificação trazida pela proposta aprovada, já que o IVA dual irá substituir cinco tributos: IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS.
A reforma ainda precisa ser aprovada em segundo turno pela Câmara, que vota o texto pela segunda vez, após modificações realizadas pelo Senado.
A expectativa é de que a promulgação da proposta de emenda constitucional aconteça na próxima semana pelo Congresso Nacional.
RELACIONADAS
+ Deputados aprovam texto-base da reforma tributária
+ Procuradoria recupera vídeo apagado por Bolsonaro dois dias após 8 de janeiro
+ G20: Campos Neto apresenta estratégias do Banco Central para o Brasil