O deputado federal capitão Alberto Neto (PL) concedeu entrevista ao Grupo Norte de Comunicação nesta segunda-feira de Natal (25).
O parlamentar falou sobre a sua pré-candidatura à prefeitura de Manaus, fez um balanço do seu mandato e falou sobre o atrito que teve com o Coronel Menezes.
Ao Portal Norte o deputado foi enfático ao dizer que Menezes não será candidato majoritário à prefeitura de Manaus pelo Partido Liberal (PL).
“Ele pode ventilar a candidatura, mas não pelo PL. Ele tem a liberdade de ser candidato em qualquer partido, menos no Partido Liberal”, declarou Alberto Neto.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O parlamentar também enfatizou as brigas políticas que Menezes teve e o quanto o apoiou em sua carreira política no estado.
“Ele conseguiu um efeito inédito de brigar com ‘todo mundo’. É como se ‘todo mundo’ tivesse errado e só ele certo. E ele conseguiu brigar com a única pessoa política do Amazonas, tirando a filha dele, que o apoiava, que era eu. Eu apoie pra ele entrar na Suframa, várias vezes a bancada amazonese tentou tirá-lo pelos ataques que ele fazia e eu o único que me levantava para [defendê-lo]”, comentou.
Além disso, Alberto Neto expôs atos desagradáveis de Menezes.
“A sua soberba fez com que ele tivesse atrapalhando a direita aqui no nosso estado. O Coronel Menezes afugentava todos movimentos da militância política. E a gota d’água foi ele fazer aquela live, me atacando, me chamando de traidor. E eu cheguei com o Bolsonaro e falei que casa dividida não prospera. Menezes tinha que sair do PL por causa dessas brigas e ele pode seguir o rumo dele político”, enfatizou.
Apesar de dizer que Menezes não se importa com a população, Alberto Neto diz que o Coronel pode vir candidato a vereador.
“Coronel Menezes é página virada, infelizmente ele briga com todo mundo, pois só pensa em ser candidato de si, e não do povo, ele só sabe falar mal dos outros. […] Infelizmente de políticos assim a população não aguenta, tanto que deu respostas nas urnas na eleição anterior. Ele tem uma nova chance agora vindo a cargo de vereador, um cargo muito honrado, muito vereador aqui da nossa cidade saiu de vereador para deputado federal e senador”, afirmou.
Avaliação política
Deputado fez uma avaliação dos projetos aprovados para o Amazonas noa Câmara dos Deputados.
Com dois projetos de autoria do deputado, o primeiro que foi sancionado esse ano de 2023 foi a aprovação do PPB (processo produtivo básico), onde a indústria só pode se instalar se ela estiver dentro do PPB aprovado, cumprindo os incentivos fiscais dentro da receita federal, por se tratar de um processo que precisava ser liberado dentro da Suframa e Ministério do Desenvolvimento, Industria Comercio e Serviços (MIDC). Projetos que passavam mais de dois anos para ser aprovado e que não faziam sentido por tanta demora, é atualmente a Suframa que vai aprovar os PPB. Com isso, o Amazonas ganha mais celeridade e resultados com alta empregabilidade para a população.
Outro projeto iniciado em 2019, que foi aprovado e prorrogado até 2073 foram os incentivos fiscais da área de livre comércio e informática, Samsung, Positivo, dando mais estabilidade para trazer novas empresas na área de informática e assim gerando mais de cinco mil empregos diretos.
Reforma Tributaria
Outro tema debatido pelo parlamentar foi a aprovação da reforma tributaria. Ele afirma que votou contra, pois achava perigoso para a Zona Franca de Manaus.
“O Amazonas vai enfrentar além do que foi passado na constituição devido ao IPI, fazendo com que a Zona Franca tenha uma esperança de sobreviver, mesmo aguardando a aprovação de leis complementares, nos saímos da arrecadação de origem para o destino, com isso quebra a metade da nossa arrecadação para dar continuidade, porque tudo isso afetaria diretamente o nosso polo industrial, portanto dentro da reforma tributaria estamos tentando sobreviver”, destacou.
Sobre a avaliação da bancada do Amazonas em Brasilia, ele considera positivo com a aprovação na câmara dos deputados projetos que facilitam o licenciamento da BR-319 um projeto com grande repercussão na região norte do deputado federal Mauricio de carvalho (UNIÃO), em Rondônia, onde Alberto Neto foi escolhido para ser o relator.
Ano Eleitoral
Alberto Neto deu ênfase que é pré-candidato para as eleições municipais de Manaus em 2024.
“Após várias reuniões, o partido liberal (PL) decidiu que, em 2024, terá candidato da sua base com o apoio do ex-presidente Bolsonaro, que vai atuar bastante nas campanhas municipais, pois é necessário que a eleição de 2026 passe pela eleição de 2024 fazer prefeitos e fundamental para fortalecer à direita no país e o que vai ser a nossa base para retomar o governo com ótimas propostas para o país, eu me coloco à disposição como pre candidato a prefeito de Manaus com o apoio do ex presidente Bolsonaro pelo partido PL”, disse.