O senador Eduardo Braga (MDB) concedeu entrevista ao Portal Norte antes da virada do ano, na quinta-feira (28).
Ele participou do quadro Norte Entrevista, conteúdo que aborda diferentes assuntos, com a presença de famosos, anônimos e autoridades.
Durante a participação de Braga, o parlamentar resumiu atividades no Congresso em 2023 e falou também sobre os desafios do Amazonas, como o avanço da discussão sobre a BR-319, as eleições municipais em 2024 e reforma tributária.
Braga também aproveitou para destacar o novo porto de Manaus que deve contar com licitação em breve.
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Destaques da entrevista de Eduardo Braga
Eduardo Braga iniciou a entrevista fazendo um balanço do ano de 2023 e destacou projetos de habitação, como o novo “Minha Casa, Minha Vida”.
“Eu fui o presidente da comissão mista da Medida Provisória que recriou o maior programa habitacional que o Brasil já teve, e essa nova versão veio com uma série de inovações”, disse. “Agora temos três programas em andamento com a prefeitura municipal de Manaus”, completou.
Reforma Tributária
Braga também citou projetos sancionados que procuram investir de forma mais intensa na atuação da Defesa Civil no país, além de citar o “maior desafio” da sua carreira política: a reforma tributária.
Como relator no Senado da reforma tributária, Braga destaca os pontos do projeto que representam as maiores conquistas para o Amazonas, como a manutenção do IPI e a criação de um fundo exclusivo para a sustentabilidade econômica do Amazonas.
“A manutenção do IPI na Zona Franca é a certeza de que a vantagem competitiva da ZFM está assegurada”, enfatizou. “Isso dará ao Amazonas condições de fazer um movimento econômico muito importante. Nós precisamos fazer um movimento de indústria 4.0 na Zona Franca, e precisamos fazer um movimento para a bioeconomia na ZFM”, completou.
Segundo o parlamentar, os “dois movimentos” precisam de investimento e atração, o que pode ser traduzindo em inovação tecnológica e competitividade para que as empresas se estabeleçam no Amazonas.
“Nós conseguimos, com a reforma, colocar os instrumentos que possibilitem esses dois fundamentais movimentos para o nosso futuro”, salientou.
Questionado sobre os principais desafios sendo o relator da reforma, o senador destacou os interesses economicamente diversos de cada região do país.
As áreas da saúde e da educação também foram destacadas durante a resolução da reforma tributária, segundo Braga.
“Saúde e educação tiveram 60% de redução na carga tributária para que nós possamos ter mais investimentos na educação e na saúde. São dois pontos críticos que nós temos na nossa economia”, declarou.
Por último, o senador relembrou a promessa ao se candidatar ao Senado, da qual alegou que iria consolidar projetos para o Amazonas.
“Quando me candidatei ao senado, eu disse ao povo do Amazonas que eu ia para trabalhar pelo Amazonas e consolidar alguns projetos, entre eles a Zona Franca de Manaus”, destacou. “Acho que a minha participação na reforma tributária é o coroamento desse trabalho de consolidação da ZFM. Ela está refundada em um novo modelo tributário”.
BR-319
Com a seca severa que assolou o Amazonas nos últimos meses, a revitalização da BR-319 foi um dos temas mais discutidos entre governos e representantes políticos.
O senador declarou que essa questão não é novidade, e que, quando era governador do Amazonas, entre os anos de 2005 e 2010, a rodovia “já fazia falta”, devido aos períodos de seca da época.
“Lá, a BR-319 já fazia uma falta enorme, porque nós não tínhamos rios, os navios não chegavam até Manaus, as balsas não conseguiam passar no rio Madeira, e a gente correndo o risco de ficar isolado”, recapitulou.
Em 2023, a seca superou os dois anos citados, onde o nível do rio Negro chegou a 12,70 metros, o que provocou um impacto social e econômico em todo o estado. Assim, a rodovia em questão se mostrou novamente necessária para o deslocamento de pessoas e chegada de insumos.
“Agora, tivemos uma seca que foi pior ainda do que a de 2010, foi mais severa ainda. E, novamente, ficou provado de que a BR-319 tem um aspecto humanitário e social relevante demais para ser ignorado”, enfatizou.
Braga relembra que, em 2022, foi concedido a licença ambiental provisória para a reconstrução da BR-319. Entretanto, ele salienta os obstáculos postos, principalmente, pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Ao relatar a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado para discutir sobre a rodovia, Braga alegou que todos os presentes, governadores e outros representantes, foram favoráveis ao avanço da revitalização.
“Eu e o Omar [Aziz] estivemos com o presidente Lula relatando o que aconteceu nos grupos de trabalho e falando tudo que aconteceu nesses últimos anos”, disse. “E o presidente disse que ia chamar para uma reunião, com ele, o grupo de trabalho. Ele estava convencido das necessidades e de que tudo que poderia ser estudado já havia sido estudado, e que era hora de se ter uma decisão em torno da BR-319”, completou.
Recentemente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) determinou que o tráfego de veículos de cargas com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) na BR-319 superior a 23 toneladas estará proibido no período entre os meses de dezembro de 2023 a junho de 2024.
A medida foi tomada devido às condições precárias da rodovia. A restrição visa evitar acidentes, especialmente em pontes de madeira, que não suportam o peso de veículos pesados.
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Eleições em Manaus e novo porto
Para as eleições municipais de 2024, o senador alegou que o partido do qual faz parte, o MDB, continua em conversação sobre possíveis candidatos e o traçado de alianças.
“Nós estamos conversando. Nós temos um campo de atuação que é conhecido por todos e nós estamos em conversações”, declarou.
Braga também comentou sobre alguma aliança com o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Questionado sobre os desafios da gestão municipal em Manaus, o parlamentar destacou a questão da Manaus Moderna, que recebe milhares de passeiros por mês.
Dessa forma, está sendo desenvolvido um novo porto para receber cargas e pessoas na região, segundo Braga.
“Manaus recebe um milhão de passageiros do interior do estado todos os meses pela via fluvial. E nós não temos um porto para receber esses passageiros e essa carga do interior de forma humanitária, socialmente correta e justa. O presidente Lula concordou com um novo porto na Manaus Moderna. Esse porto será licitado ano que vem e acho que vai trazer um ganho muito grande para a população que é flutuante entre capital e interior”, explicou.
Ele ainda destacou o transporte de pacientes do interior do Amazonas para a capital, o qual é feito, em sua maioria, por meio dos rios.
Segundo suas falas, o projeto está em desenvolvimento com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo Federal.
Eduardo Braga
Eduardo Barga é natural de Belém, no Pará, e formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas. Iniciou a carreira política aos 21 anos, como vereador da capital amazonense.
O senador já foi deputado estadual e federal, e governador do Amazonas, além de vice-prefeito e vereador de Manaus. Ele é filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).