Na segunda-feira (21), o governo Lula vai lançar a nova política industrial do Brasil, a Nova Indústria Brasil.
O plano será entregue pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A nova política vai ser implementada até 2033 e tem o objetivo de fortalecer a indústria brasileira e movimentar a economia do Brasil.
“O fortalecimento da indústria brasileira é chave para o desenvolvimento sustentável do Brasil, dos pontos de vista social, econômico e ambiental”, diz o documento obtido primeiro pelo jornal Folha de S. Paulo.
O governo irá incentivar com financiamentos pelos Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
“Os instrumentos identificados correspondem à Nova Indústria Brasil (NIB), a política pública do governo federal, com metas até 2033, para fortalecer a indústria brasileira, tornando-a mais competitiva, e, assim, capaz de gerar empregos, de elevar a renda nacional e de reduzir desigualdades”, diz o governo.