Uma Moção de Repúdio referente à fala do presidente Lula (PT) sobre o conflito entre Israel e Hamas foi aprovada pelos vereadores de Manaus, na segunda-feira (19).

A moção foi apresentada pelo vereador Marcel Alexandre (Avante), durante Sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A crítica é referente à fala de Lula, que comparou as ações de defesa tomadas por Israel contra o Hamas ao holocausto.

Ofensa e desrespeito

Marcel Alexandre afirmou, durante discurso, que é reprovável esse tipo posicionamento em razão da memória das famílias vítimas do holocausto.

“Isso ofende a memória das vítimas do holocausto e da memória do sentimento das nações. O governo brasileiro vem adotando uma postura desequilibrada em relação ao trágico conflito no Oriente Médio, abandonando a tradição de equilíbrio em busca de diálogo da política externa brasileira”, disse o vereador.

A Moção de Repúdio foi aprovada pelos demais parlamentares.

Declaração de Lula

A declaração do presidente ocorreu no último domingo (18), na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Adeba, capital da Etiópia.

A fala do petista gerou diversas críticas de líderes governamentais de Israel e do próprio primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.